segunda-feira, 11 de junho de 2012

Henrique Vogeler: 124 anos de nascimento.



Filho de um alemão casado com uma goianiense, Henrique Vogeler, é considerado pelos pesquisadores como um perfeccionista em música, amante da vida, um bonachão,
Vale registrar a riqueza das canções de Henrique Vogeler  que, em 1928 compôs a música que é considerada o nosso primeiro samba-canção: “Linda Flor” (Ai Iôiô, eu nasci pra sofrer.....), gravada em 1928 por Vicente Celestino e  Francisco Alves, com o título “Meiga Flor”, com letra de Freire Jr. e, em 1929, por Araci Cortes, com a letra definitiva de Luiz Peixoto.  Outro registro: essa música tem nada mais do que cinco letras diferentes, escritas por: Freire Jr., Cândido Costa, Luiz Peixoto, Marquês Porto e Nelson de Abreu.


Henrique Vogeler morou por uma pequena temporada em Vitória na década de 20, provavelmente para reger orquestras de salão ou de cinema. Compôs para o Espírito Santo a “Canção da Minha Terra”, com letra de Ciro Vieira da Cunha e que todo capixaba, beirando os 70 ou mais, tem registrado na memória pois era cantada em toda escola, principalmente no tempo do Estado Novo.  O saudoso professor Renato Pacheco o cita no livro “Os Dias Antigos” (PMV, 1998). Vogeler era o braço direito de Villa Lobos no Conservatório Nacional, no final dos anos 30 e início dos 40. Faleceu em 1944, aos 56 anos.

Antes de falecer o compositor sussurrou no ouvido de um sobrinho a frase: "La comedia è finita". O compositor faleceu no dia 9 de maio de 1944, aos 56 anos de idade. Foi sepultado no Cemitério de São Francisco Xavier, no Caju. Villa-Lobos compareceu. Na hora em que o caixão desceu à sepultura, o maestro, chorando, exclamou: "Perdi meu braço direito!"



4 comentários:

  1. Esse blog é uma verdadeira aula da história da música brasileira. Compositores e músicos esquecidos no tempo são lembrados e para muitos como eu, total novidade. Engraçado que conhecemos as composições e interpretes mas quem fez poucos conhecem. Muito bacana sua iniciativa. Sempre aprendo alguma coisa entrando aqui.
    Beth

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sua visita virtual, Elizabeth.
    Visite-nos quando puder e conheça as belezas capixabas.
    Aqui há sempre surpresas.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por lançar luzes sobre esse compositor tão pouco conhecido, mas que possui no currículo uma das mais sublimes canções feitas em nosso país! Abraços, meu Guru!

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha!!! Parabéns por postar grandes estrelas da nossa canção! Obrigada, obrigada e muito obrigada!Zira.

    ResponderExcluir