quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Hamilton de Holanda: A Universalização do Choro, Choro ?





O novo disco de Hamilton de Holanda “Mundo de Pixinguinha” comprova o arrojo desse genial instrumentista ao agregar parceiros internacionais para homenagear um dos mais emblemáticos compositores brasileiros.

O carioca Hamilton de Holanda, criado em Brasília, cidade que revigorou o gênero choro nos anos 80, voltou para o Rio na década de 1990 como um exímio bandolinista e, hoje, pertence ao mundo.

Hamilton de Holanda é um dos mais primorosos instrumentistas em atividade no mundo. Um craque. Seu vigor passeia numa música que se poderia chamar de jazz, de pop, ou mesmo choro. Mas o poder inventivo desse músico de apenas 37 anos, provoca um espaço onde a interação de matrizes diversas permite apenas a criatividade e declarações de procedências comuns.

Choro? O que toca Hamilton de Holanda? O Choro o revelou. Rebelde pop rock, sim, quando o vi pela primeira vez em Vitória, ES. Foi o tempo do “Deixa”, de Baden e Vinícius, tema esse que ele amalgamou e partiu para uma nova era da música instrumental brasileira. O choro, a partir daí, sorriu. Há pouco tempo, despojado, tocou em praça pública, no Largo do Machado, RJ. Sempre com uma combustão extraordinária no palco, com Marcel Powell, e, no chão num cadeira de praia o Yamandu Costa  espectador, de olhos escancarados.

No lançamento do CD “Mundo de Pixinguinha”ele era soberano ao receber no palco do Net Rio o genial italiano Stefano Bollani, o francês Richard Galliano, ou mesmo a Mestra Odette Dias, aos 84 anos.  HH já não nos pertence. Assim foi quando Tom dividiu a cena com Frank Sinatra, ou, João Gilberto com Stan Getz. Aí, já não era Bossa Nova, assim como agora já não há choro com HH. Há sim, música universal, entrelaçada, união do Velho Mundo, com a África e, o nosso continente americano.

O CD “Mundo de Pixinguinha” reúne mestres como Chuco Valdés, Richard Galliano, Stefano Bollani,  Mehmari, e, quase esquecendo, Wynton Marsalis, tocando “1x0”, placar esse favorável a HH com previsões de goleadas daqui pra frente

Nenhum comentário:

Postar um comentário