terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ralph Burns : Arquiteto do Jazz.







Revi na TV parte de “New York, New York”( Martin Scorsese) com Lisa Minelli, onde faz um número fantástico com Larry Kert (cantor na montagem original de West Side Story na Broadway) em “Happy Endings”. O outro ator é Robert De Niro, dublado no sax tenor pelo vigoroso Georgie Auld, um músico da era Swing, tendo tocado com Benny Goodman, Count Basie, além de ter tido sua própria banda.

O bom mesmo nesse flashback foi curtir a banda e os arranjos de Ralph Burns (1922-2001) um tremendo band leader e compositor que deixou sua marca em vários momentos do jazz, principalmente com a banda de Woody Herman. O Oscar do cinema ele levou duas vezes para casa: Bob Fosse dirigiu “Cabaret” e “All That Jazz” e as trilhas de Burns levaram as estatuetas.

O melhor de Burns é uma curiosidade: quem conhece um pouco de momentos do jazz, arte tão novinha, sabe que “Early Autumm”, com os Four Brothers (na formação, Al Cohn, Serge Chaloff ,Herbie Steward e, o novato Stan Getz) composição do próprio Burns, gravado na banda de Woody Herman, é um dos momentos mais delicados e melodiosos do swing, com improvisos fantásticos. Acontece que o improviso de Stan Getz , que o notabilizou à época, foi escrito, nota à nota, pelo próprio Ralph Burns. Assim é o jazz, cheio de malandragens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário