terça-feira, 14 de agosto de 2012

HISTÓRIA DA BOSSA NOVA EM VITÓRIA.(Conclusão)

                                                                 

                                                                       Para o músico Victor Humberto Biasutti.





História da Bossa Nova em Vitória (conclusão).

Há alguns meses publicamos, em partes, narrativas sobre o movimento musical de Vitória entre o final dos anos 1950 até meados dos anos 1960- intitulamos como a História da Bossa Nova em Vitória. Isso deve-se ao fato que a Bossa Nova causou grande impacto e influência no dia a dia da então pacata ilha de Vitória. Além da proximidade física com o Rio de Janeiro, onde nasceu o movimento, havia uma estreita relação pessoal entre os músicos das duas capitais, amadores ou não.
Aqui reproduzo o último texto publicado para dar liga à conclusão, ao final da história.

Vitória continua a mesma. Evidente que a ilha não se estendeu. O município sim, no sentido vertical e os carros se amontoam loucamente. Há algum tempo atrás Camburi era de Serra, bem como a área onde hoje está o campus da Universidade Federal. Sou  do miolo da ilha. Nasci na Praça Costa Pereira, cercado por teatros e cinemas, clubes, hotéis, bondes, sorveterias, caldos de cana com pastel, palmeiras e um barulhinho gostoso do cais, quando o mar arrebentava na maré cheia contra as pedras, atrás do teatro Glória. Hoje meu temor é outro,além daquele de encontrar alma nas ruas desertas, aliás, característica que permanece na atual Vitória, noites com ruas desertas. São os vivos que hoje me assustam. Mas continua a mesma Vitória. A ilha do Frade já foi do Lemote, do Percy, do Zé Moraes, mas voltou a ser ilha do Frade. Em Vitória é assim, muda hoje e volta depois ao que era antes. Hoje é Vitória do congo, da panela de barro, da muqueca e como sempre foi, a Vitória do poderoso vento nordeste que a acaricia diariamente, assim como a acariciou a Bossa Nova naquele tempo; é até chamada deVentória Nenhum famoso se fixou por aqui, nenhuma música foi composta em sua homenagem por aquela turma. Restou muito carinho.

Mas a Bossa Nova deixou seu rastro e não é difícil encontrar nos bares da noite, ou em gravações recentes, a forte influência de estilo que até hoje percorre o mundo. Vozes como a de Ester Mazzi, Elaine Gonzaga, Andréa Ramos, Márcia Chagas, Ava Araujo, Tammy, entre tantas, ou instrumentistas como Victor Biassutti, Pedro Alcântara, Afonso Abreu, Marco Grijó, Roger Bezerra, Paulo Sodré, os irmãos Rocha e os irmãos Paulo, entre muitos e muitos, confirmam que a Bossa Nova está viva entre os capixabas.

Lembro agora do episódio que contou Cariê no qual teve um encontro inesperado com Silvinha Telles, anônima em Vitória, acompanhada de Candinho, seu ex-marido, na boate do clube Vitória . Surpreso, juntou-se ao casal e os levou depois para saborear uma galinha ao molho pardo no antigo restaurante Mar e Terra, o único a ficar aberto nas madrugadas de Vitória. Claro, que não poderia faltar um violão naquela mesa. Depois de várias canções, e que belas canções não devem ter cantado, um freguês, notadamente embevecido com a voz de Silvinha Telles, resolveu afinal levantar-se e a ela dirigir a palavra: Como a senhora canta bem. Que voz. Se a senhora permitir, tenho um amigo na rádio Espírito Santo a quem posso apresentá-la. Tenho certeza que ele vai contratá-la!
Carinho pela cidade tinha Maysa. Comenta Lira Neto na biografia da cantora:

Vitória nunca mais esqueceria aquela passagem de Maysa pela cidade. Embora tenha dito que estava ali à procura de paz. Nem as pedras e os morros que compõem a paisagem do lugar e fazem dele uma espécie de Rio de Janeiro em miniatura – dariam crédito àquele propósito. Em uma cidade pequena, cada gueto era hiperdimensionado e ganhava ares de escândalo.

Verdade foi o furacão Maysa causador desse agito da Bossa Nova em Vitória.  Acho que nem Cariê, nem Evanilo, nem Moacir tinham idéia que aquela música nova tão delicada e rebuscda que eles buscavam antes no Rio traria à Vitória uma velha amiga da cidade pra tanto reboliço.  Maciel de Aguiar comentou na página de O Século Diário que Maysa fazia questão de dizer que era capixaba e que demonstrava orgulho da família paterna, não pela aristocrática descendência laureada pela monarquia brasileira do Segundo Reinado, mas pelo fato de muito se identificar com seu pai, amante da música, boêmio e notívago como ela.
- Em Vitória eu já era “uma Monjardim” e não deixei de ser eu mesma.

As histórias de Maysa são bem narradas pelos biógrafos Lira Neto e José Roberto Santos Neves. Mas o narrador chefe é Ruy Castro, dela e de outras histórias.

Maysa faleceu num acidente automobilístico, na ponte Rio Niterói em 22 de janeiro de 1977.

Contei historinhas. Quem quiser que conte outra. Aquela atmosfera dissipou-se. Há pouco reencontrei um antigo amigo, residente em São Paulo, que viveu aquelas auroras, magras e gordas.

Ficou igual, mas é diferente. Melhorou, mas piorou e, se piorou, melhorou um pouquinho. Temos que buscar os rastros daquele tempo. As ruas, ainda são quietas. Os homens e mulheres estão mais quietos que outrora. Havia mais música para o público. A música rasteja em pequenas casas e bares, sem regularidade.

Pequenas histórias de uma cidade que já foi chamada de Presépio, Pérola do Atlântico, Cidade Sereia, Cidade Atlântida, Guananira. Ilha do Mel, Cidade Risonha, Cidade Sol e que poderia também ter sido chamada da Capital do amor, do sorriso e da flor e, por que não, Capital Secreta da Bossa Nova?

Rogério Coimbra, agosto de 2012.










2 comentários:

  1. R. Coimbra,

    PROTESTO!!!

    Não pode ser a CONCLUSÃO da HISTÓRIA DA BOSSA NOVA EM VITÓRIA!

    Tenho acompanhado desde o "primeiro capítulo" e conhecido fatos importantes, folclóricos e outros mais sobre o estilo em nossa terra.

    A novela tem que continuar!

    Senão, os "fantasmas da ilha" voltarão a assombrar.
    Já estamos ficando sem local para ouvir e tocar Bossa, ficarmos agora também sem os registros no teclado do micro?

    Conclamo todos os leitores, amantes da bossa, apreciadores de música e de Vitória... a se rebelarem e a exigirem seus direitos: queremos mais capítulos! Muitos mais...

    Você não pode abandonar Vitória da Bossa ou a Bossa de Vitória!

    Abraço (meio zangado), Victor



    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Victor,
    Há uma resposta especial para você através de uma postagem, exclusiva.
    Vamos em frente.
    Sucesso em suas empreitadas.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir