quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA SONORA.

                        Quem São Nossos Heróis Sonoros ?



                                                                                                                               Rogério Coimbra.

A partir de uma crônica de Oleari em A Gazeta, nosso bom guitarrista Victor Biassutti escreveu ao capo e o mesmo transcreveu a missiva para o jornal: era uma resposta a essa crônica queixosa em relação à invasão da chamada música sertaneja de universitário, ou, breganeja, nos bares da Praia do Canto e adjacências.
.

Diante o alerta sem esperança de Oleari, Biassutti ergueu armas e partiu para defesa de caminhos alternativos os quais, de certa forma, podem funcionar como ferramenta de persuasão junto aos que alimentam essa cultura “breganeja”, ou também o “bregode” (pagode brega).

No fundo falta informação, educação a essa turma que se alimenta musicalmente de inopiosos nutrientes para a alma. Músicas fracas, letras frágeis, que se diluem com o tempo e, inevitavelmente, deixa a turma com um quero mais apenas para sentir o tum-tum-tum motórico da música como se fossem primitivos, os menos dotados da sociedade. Pobres universitários ou vestibulandos de mau gosto.

Assim como acerta seus acordes na guitarra, Biassutti acerta em levantar a bola da turma que está produzindo um material de qualidade e que pode até servir como remédio para recuperação desses pobres de espírito. Não estão todos no mesmo espaço social? Não são vizinhos nessa elegante área de lazer? Por que só se fazem ouvir os medíocres?

Ao indicar nomes como o de Oleari, Tarcisio Faustini, Marien Calixte, Edu Henning, Salsa, e o seu próprio implícito, como incentivadores, além dos inúmeros músicos e intérpretes, verdadeiros atores dessa guerra, veio-me a sensação é que eles são os nossos Voluntários da Pátria Sonora. Permito-me entrar no jogo como, digamos, um correspondente de guerra, observando as ações no front.

Eu mesmo fui seriamente ferido. Tinha o hábito  nas noites dos domingos fantasmagóricos de Vitória saborear mariscos num restaurante perto do canal do Rio Marinho. Brisa do mar, cheiro marinho. Fui escorraçado da área pois, no bar ao lado, passou a ter música sertaneja universitária ao vivo e num volume insuportável. Como saborear crustáceos ao som de uma música que cheira a cocô de boi no pasto?

A luta continua. Certamente a boa música vai derrotar a má música. Confio nos Voluntários da Pátria Sonora para varrerem o lixo cultural das calçadas da minha querida Praia do Canto.

Estamos também no www.bloguidonoleari.blogspot.com e www.cadernosete.com.br

7 comentários:

  1. O Blogg 'Música nas Alturas' do Rogerio Coimbra, era o que estava faltando para todos nós. Eu, por exemplo, tenho paixão por música [boa] e assuntos sobre música, músicos,etc.
    E este Blogg do Rogerio Coimbra, é informativo, muito agradável e educativo, É uma delícia!
    Parabéns Rogerio, estamos aí, sempre!
    Ester Mazzi - 26/02/2011

    ResponderExcluir
  2. Essa turma parece a tropa de choque do Bope, Bebope, esses voluntários...
    Vitória merece mais.
    Ernani.

    ResponderExcluir
  3. Acho super saudável o que os músicos estão fazendo pela cultura de Vitória.
    Elisa.

    ResponderExcluir
  4. Um absurdo a invasão dessa música brega às alturas nos domingos da Praia do Canto expulsando quem está a fim de bater um papo e jantar com amigos nos restaurantes próximos. Pior ainda ver uma garotada bonita curtindo ou fingindo curtir esse som terrível, com tanta coisa boa para ouvir e dançar!!
    Luiz Paulo

    ResponderExcluir
  5. O modismo é um problema sério e os jovens aderem a qualquer movimento. Por sorte, os Voluntários Sonoros venceram.
    Denise.

    ResponderExcluir
  6. Justa denominação"voluntários": são pessoas entusiastas que mantém viva a chama da boa musica e acendem a paixão ao divulgá-la. Chamaria de "baluartes" ao Victor Biasutti"o Leão", Rogério Coimbra, Oleari, Marien, Tarcíso Faustini, Luiz Paixão, Osvaldo Lorencini. Com essa guarda pretoriana será difícil sermos batidos pelo brega.Clovis

    ResponderExcluir
  7. Quem dera que fosse assim...!
    A impressao que tenho e que o bruto, o mal educado, o que grita e fala mais alto, o agressor, acaba vencendo...Boa sorte para os Voluntarios da Patria Sonoros!!!

    ResponderExcluir