segunda-feira, 25 de abril de 2011

TRIBOZ.

TRIBOZ.

TribOz é uma casa de shows localizada nas cercanias da Lapa, RJ, criada e mantida pelo australiano Mike Ryan; ao longo de três anos apenas, consegue reunir os melhores nomes da música instrumental do Rio de Janeiro, grandes vozes em nome do jazz e da bossa, além de músicos de outras partes do mundo. Por que um “O” maiúsculo no meio do nome? Simplificando o termo “australian”, lá, na Austrália, evidente,  eles dizem “ Aus”,  que por sua vez tem som de Oz. Resumo: o TribOz literalmente é uma tribo Oz. Algo meio mágico mesmo.


Mike Ryan é PhD em etnomusicologia pela University of Sydney, Austrália com a tese “Música Brasileira na Austrália”. Publicou “Samba: Brazilian World Music”, lançado por Almir Chediak (Ed.Lumiar, 2002).  Também é trompetista e lidera o TribOz Quintet que se apresenta todas quintas, com Tomás Improta (piano), Marcelo Padre (sax), Rodrigo Ferreira (baixo) e Wilson Meireles (bateria). Ele mesmo reformou um velho sobrado na Rua Conde de Lajes, e impulsionado pelo seu amor ao Rio, criou um ambiente despretensioso , charmoso e chic, sem ser pedante, simples, sem ser vulgar,  em nome da música brasileira e do jazz. Um templo de amor à música.

The Rio Times, noticiário para estrangeiros no Rio, elegeu Mike Ryan ano passado como um dos gringos mais interessantes do Rio: Mike Ryan espouses the philosophy of “prioritize creativity without preconception” in his endeavors.  Hidelgard Angel, em noticias.r7.com , comenta: Situado no Off-Lapa, o TribOz é tipo o nosso Blue Note. As melhores vozes, os melhores instrumentistas, as escolhas mais sofisticadas. É o endereço dos ouvidos mais bem informados do Rio.  A programação é requintadíssima (...) E as reservas têm que ser feitas com grande antecedência, pois, senão, não há Cristo que lhe consiga um lugar. No TribOz não tem jeitinho (o dono é um australiano, já contei). É uma casa bem Rio Antigo, restaurada, decorada com grande classe, com direito a jirau, com máscaras aborígenes nas paredes. Tudo muito chique.


Cheguei ao TribOz pelas mãos de Marisa Pecly e  Beth Sydow quando a casa ainda engatinhava , perdão, já andava em largos passos. Lá, fui recebido por Jessica Vogel, o verdadeiro coração do TribOz, pulsante e generoso que revela já ao ao primeiro instante, assim como o faz até hoje, o espírito do ambiente, seus interesses, os caminhos para o prazer da música. Jessica, como seu companheiro Mike, personalizam sua presença, visitam suas mesas e, às quintas, existe até o luxo de sugestão de temas para o Quinteto TribOz executar.  Executar temas de jazz, óbvio. Requeira que eles atendem.


Neste último final de semana assistimos a um belo show de um nome crescente no vocal bossa-jazz, Liz Rosa, de Natal, há quatro anos no Rio e já paparicada por muita gente boa. Nessa noite, um dos mais criativos e competentes guitarristas brasileiros, Ricardo Silveira, estava presente como seu diretor musical, ao lado do exímio baixista Jefferson Lescowich e do sempre extraordinário baterista Kiko Freitas. Em três sets Ricardo Silveira provou seu talento como arranjador e incrível solista e harmonizador, estendendo o tapete à jovem e belíssima Liz, que cantou com técnica e vivacidade. Noite de casa super lotada, quatros horas de qualidade sonora e êxtase entre os presentes; uma noite regada a quentes e geladas. Nota Oz. Assim é.  O TribOz é diferente. 


Deve ser esse Oz, coisa de mágicos e músicos.
 Nota Oz.


                                        Liz Rosa, Ricardo Silveira & Trio.

                                    Para os invejosos: o blogueiro e LIZ ROSA.

                            Kiko Freitas - Jefferson Lescowich - Ricardo Silveira



                                                   Mike Ryan e o blogueiro.


                                                      A tranqüilidade, o domínio.

                                         
ACESSEM WWW.TRIBOZ-RIO.COM PARA MELHOR CONHECEREM A CASA .











8 comentários:

  1. Salve Coimbra;
    Já fui a um happy hour no Triboz quando o pianista americano Cliff Korman se apresentava.
    O local é muito agradável e a turma bem simpática. Nem parece que dentro daquele casarão tem um ambiente tão bacana. Recomendo.

    Ernani Salles.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ernani:
    Isso mesmo, nem parece que existe aquele ambiente por trás daquela porta. Assisti também o Clikk Korman nesse horário bem como em Vitória acompanhando a Ava Araujo. Um grande músico.
    Você anda sumido. Que tal uma noite no Triboz para uma geladíssima ?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Coimbra: boa sugestão essa.
    Em tempo: Não conhecia essa Liz Rosa. Bonita e o que demonstra no vídeo, para ser do ramo.
    Ricardo Silveira é um caso à parte; ele, como o Hélio Delmiro e Nelson Faria, fazem parte do grupo de elite da guitarra brasileira.

    Um abraço,

    Ernani.

    ResponderExcluir
  4. Também conheci a casa nos primórdios e sou frequentadora bastante assídua quando estou no Rio. Concordo com vc; o lugar é especial e a música sempre de primeira: João Carlos Assis Brasil, Cliff Korman, Kiko Continentino, e um sem número de músicos e cantores de qualidade daqui e de fora. Nota 10 ao TriOz.
    Elisa

    ResponderExcluir
  5. Cara Elisa,
    sua fama de viajante vôa como você.
    Vamos ver se coincide uma escapada ao Triboz, você e Ernani e a gente se encontra.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Mr. Coimbra, bons momentos assim nunca deveriam terminar...

    Bem, ao menos começam.

    Grande abraço, JL.

    ResponderExcluir
  7. Caro Mr.Lester,
    sempre uma honra receber sua visita.
    Cheguei hoje de uma viagem, não a negócios, sim a laser.
    Você, um carioca emérito, não deixe de visitar o Triboz quando por aqui vier.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Beleza! Eu frequento a casa desde a inauguração; já era amigo do Mike e acompanhei sua luta pra construir aquele "templo".
    Valeu a pena. TribOz é hoje parada obrigatória pra quem curte a música boa qualidade.
    Parabéns, Coimba, pela ótima e justa homenagem que vc presta à Jessica e ao Mike. Eles mais qe merecem...
    Espero encontrá-lo por lá em breve.

    ps.: gostei tb da cantora Liz.

    ResponderExcluir