quinta-feira, 8 de setembro de 2011

GIBSON: GARANTA A SUA !


Na semana passada o Governo dos EUA interveio na fábrica de instrumentos Gibson devido a supostas importações de madeira consideradas ilegais. Abaixo transcrevemos artigo publicado no Wall Street Journal, em 01 d esetembro, em matéria assinada por James Hagerty e Kris Maher;

 “A Gibson Guitar Corp., uma grande consumidora de tipos raros de madeira, há anos tem se aliado ao Greenpeace e a outros grupos de defesa do meio ambiente para mostrar seu compromisso com a preservação de florestas.
Isso não impediu que a empresa sediada em Nashville, cujas guitarras e violões são usados por músicos como B.B. King e Angus Young do AC/DC, fosse acusada pelas autoridades dos Estados Unidos de importar madeira ilegalmente. Apesar de a companhia não ter sido indiciada, as fábricas da Gibson foram vistoriadas duas vezes, sendo que na última vez por agentes federais na semana passada. Segundo eles, o ébano importado da Índia pela Gibson foi etiquetado de forma "fraudulenta" para ocultar uma contravenção à lei de exportações do governo indiano.



Henry Juszkiewicz, diretor-presidente da empresa de capital fechado, disse ao Wall Street Journal que um intermediário provavelmente se equivocou ao etiquetar as mercadorias, mas que a venda foi legal e aprovada pelas autoridades na Índia.



A lei aplicada à Gibson se refere à Lei Lacey de 1900, aprovada originalmente para regulamentar o comércio de plumas usadas em chapéus e que recebeu uma emenda em 2008 para cobrir madeiras e outros produtos derivados de plantas. A lei exige que as empresas forneçam declarações detalhadas sobre as importações de madeira e impede a compra de mercadorias exportadas em violação das leis do país estrangeiro.
O consultor Leonard Krause, que dá assistência a empresas que precisam se enquadrar sob a Lei Lacey, está recomendando que os clientes contratem advogados em países onde eles compram os produtos. "Quantas pessoas conhecem os estatutos da Índia?", disse Krause.



Os agentes federais fizeram a primeira vistoria nas fábricas da Gibson em novembro de 2009 e voltaram às unidades em 24 de agosto confiscando guitarras, madeiras e dados eletrônicos. Gene Nix, engenheiro de produtos de madeira da Gibson, foi questionado por agentes federais depois da primeira vistoria e informado que poderia pegar cinco anos de prisão.
"Dá para imaginar um agente federal dizendo 'você vai para a cadeia por cinco anos' e o que você faz é selecionar madeiras na fábrica?", disse Juszkiewicz, ao contar o caso. "Acho que isso é um exagero." Os empregados da Gibson, disse, estão sendo "tratados como traficantes de drogas."
Nix não foi acusado de nenhuma infração. Ele não pôde ser encontrado para comentários.



Um porta-voz do Departamento de Justiça não quis comentar. Embora representantes da Justiça ainda tenham a intenção de abrir um processo criminal contra a Gibson, a companhia ainda está questionando no tribunal do distrito federal de Nashville se o material confiscado em 2009 deve ser devolvido para a Gibson.
Nix foi à Madagáscar em junho de 2008 em uma viagem organizada por grupos de defesa do meio ambiente para conversar com autoridades locais sobre a venda responsável de madeira para fabricantes de instrumentos musicais. Depois disso, em emails investigados pelo governo, ele fez referência sobre "a corrupção generalizada e o roubo de madeiras valiosas", além da possibilidade de comprar ébano e jacarandá de Madagáscar no "mercado negro."
No processo aberto em 4 de junho, o promotor para a região central do Estado do Tennessee, Jerry Martin, citou os emails dizendo que "Nix sabia que o mercado negro significava comprar contrabando."
A Gibson negou a acusação e disse que os emails foram mencionados fora de contexto.



O governo americano tem se concentrado numa remessa de ébano em março de 2009 de Madagáscar. As leis de Madagáscar proíbem as exportações de certos produtos de madeira inacabados, segundo a Gibson e o governo dos EUA. A Gibson afirmou que o ébano havia sido cortado em pedaços e que as autoridades locais aprovaram a exportação como uma venda legal de mercadorias acabadas.
Autoridades americanas descreveram a mercadoria como "madeira serrada" e disseram que os agentes em Madagáscar foram "tapeados" por um exportador local sobre a natureza do produto.
"A atitude surpreendente do governo americano remete a um romance de Orwell", afirmou a Gibson num depoimento ao tribunal do distrito federal de Nashville.
Depois da vistoria em 2009, a Gibson parou de comprar madeira de Madagáscar. A Gibson continua a usar fornecedores da Índia para comprar ébano e jacarandá.



Em relação à vistoria da semana passada, o governo disse que tinha evidências de que o ébano da Índia foi etiquetado de forma "fraudulenta" para escapar ao veto às exportações de produtos inacabados.
"É bem possível que um intermediário tenha cometido o erro ao preencher o formulário", disse Juszkiewicz. Segundo a Gibson, o ébano foi parcialmente acabado e as autoridades indianas consideraram as exportações legais. Um porta-voz para o Ministério de Comércio da Índia não fez comentários.
(Colaborou Amol Sharma)

Confusão à parte, o mercado reage e pode até elevar o preço dos instrumentos dessa empresa que é um dos símbolos da sociedade norte-americana. Em Vitória há uma loja com belíssimas guitarras da Gibson. É a Backsatge, na Av.Rio Branco,799-Santa Lúcia.



Garanta a sua !

3 comentários:

  1. Coimbra,
    Estarei no Rio entre 29/09 e 03/10, para fazer o lançamento do livro no Festival de Contrabaixos, na Sala Baden Powell (http://blogdabaden.blogspot.com/2011/09/ii-festival-de-colntrabaixos-do-rio-de.html)
    Tomara que você possa ir, mas se não puder, conto com sua ajuda para divulgar, ok?
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Mestre Cordeiro,
    Para minha sorte estarei aqui no Rio no dia de seu lançamento e, enfim, poder cumprimentá-lo pessoalmente.
    Ontem, no Oi Casagrande, muitos conhecidos vibrando com Brandford Marsalis, Joey Calderazzo e o explosivo baterista Justin Faulkner.
    Dia 28/09, último dia da mostra do Miles.
    O Rio lhe espera.
    Sérgio Sônico arrastará multidões.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  3. Por essas e outras é que não palito mais os dentes...

    Grande abraço, JL.

    ResponderExcluir