sexta-feira, 23 de setembro de 2011

TEREMIM, QUEM QUER UM ?




  • O Teremin foi inventado em 1919 pelo russo Lev Termem. Trata-se de um instrumento eletrônico que não precisa de contato físico para ser executado, ou seja, ninguém precisa usar as mãos. O roqueiro Jimmy Page usou muito o Teremin nas suas pauleiras e, como não podia deixar de ser, metia a mão no instrumento: ele usava uma mão no ar e a outra ficava diabolicamente mexendo nos botões; ficou meio Teremin, meio sintetizador. No Brasil o instrumento notabilizou-se com Os Mutantes, sendo bem “manipulado” por Rita Lee.

    Em Vitória, há notícias que o grande seguidor desse instrumento foi o crítico de jazz conhecido como Predador, e, uma das razões é de que ele seria descendente do inventor russo. Outra razão, fortíssima por sinal, é que assim ele não precisaria colocar as mãos na máquina, reservando-o de qualquer incômodo do contato direto e consequente contágio. 


    Abaixo, um footage do tio avo do Predador e uma exibição atual com um tereminista famoso, Randy George. Isso prova que não o Teremim continua o mesmo.

    Hoje um instrumento, novo, custa cerca de R$800,00. A pergunta que fica no ar é: Teremin, quem quer um?







Um comentário: