quarta-feira, 18 de abril de 2012

SIDNEY MILLER.







Hoje, Sidney Miller faria 67 anos. Esse carioca que faleceu com apenas 35 anos, já com seus 20 anos firmava seu talento na cena brasileira com um discurso musical nacionalista, sambista e toadeiro. Nara Leão, descobridora de promissores compositores, gravou um disco, “Vento de Maio” com cinco músicas de Miller e, quatro, de Chico Buarque. Com 22 anos teve seu primeiro disco lançado pela gravadora Elenco, produzido por Aloysio de Oliveira, e alguns de seus sucessos surgiram como “O Circo”, “Passa Passa Gavião”, além de “Maria Joana”, “Marré de Cy” e “Menina da Agulha”. A toada “Pois É ,Pra Quê” permanece até hoje como seu grande sucesso. Fez coro aos que projetaram junto à classe média brasileira grandes compositores como Zé Keti, Nelson Cavaquinho e Paulinho da Viola.





Foi parceiro e amigo inseparável no início do cineasta Paulo Thiago para quem fez a trilha de “Os Senhores da Terra”. Compôs também para Boal e Guarnieri para a peça “Arena Conta Tiradentes”. Também para cinema, Sidney Miller foi o autor da trilha dos filmes “Vida de Artista” (1971) e “Ovelha Negra” (1974), ambos dirigidos por Haroldo Barbosa. Sidney Miller foi autor da trilha sonora das peças “Por Mares nunca Dantes Navegados” (1972), de Orlando Miranda, na qual musicou alguns sonetos de Camões, e do espetáculo a “A torre” em concurso (1974), de Joaquim Manuel de Macedo. Em1974 lançou pela Som Livre o último disco de carreira o LP “Línguas de Fogo.” Pela Elenco lançou “Sidney Miller” (1967) e “Brasil: Do Guarani ao Guaraná” (1968).



Sidney Miller, em sua juventude, sempre passava por Vitória, em companhia do amigo Paulo Thiago, rumo a Aimorés, onde familiares de Paulo tinham terras.Ficava um bom período na ilha onde fez bons amigos, entre os quais me orgulho de ter sido um deles. Aliás, foi um grande amigo de todos, sempre ajudando, solidarizando-se. Foi embora de repente, na noite de 16 de julho de 1980. Houve rumores de suicídio, mas de fato ocorreu uma parada cardíaca, supostamente causada por medicamentos e bebida. Ele andava afastado da atividade artística para qual pretendia retornar. Era então funcionário da Funarte, onde hoje funciona uma sala de espetáculos que leva o seu nome.





10 comentários:

  1. Realmente ele era fantástico. Excelente artigo .. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Pedro:
      Sidney morava aí perto de você, na General Glicério, aliás o que se comenta que o "general" Glicério nunca serviu ao Exército.
      Um abraço e obrigado pela visita.

      Excluir
  2. Grande lembrança! Esse primeiro disco do Sidney Miller é genial. Ele fez coisas lindíssimas.
    A Joyce, em uma iniciativa do Instituto Moreira Salles, vai fazer um show totalmente baseado nesse disco, em breve, no Rio.
    Mais detalhes aqui: http://outras-bossas.blogspot.com.br/
    Grande abraço, Mestre e inspirador Coimbra!!!!

    ResponderExcluir
  3. Mestre Cordeiro,
    Hoje é dia do(s) índio(s). Nasceu Roberto Carlos.
    Obrigado pela visita. Mas tem mais gente cantando o Miller, velhas namoradas, talvez.
    O cara era demais, amigo, sensível, solidário em tudo. Não aguentou a pressão. E quem aguenta pressão ? Só galo velho.
    Continua arrochando, para desespero do Predador ?
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Rogério, sua convivência com Sidney Muller nos mostra quão reais eram suas qualidades pessoais, além das artísticas que conhecemos. Foi um sucesso o show da Joyce no IMS em sua homenagem e matéria de destaque no Gente Boa do Globo. Vai sair cd com inéditas pela Biscoito Fino. Abraços, Beth

    ResponderExcluir
  5. Elizabeth,
    Bom saber que circula por aqui. Qualquer dia lhe "empresto" os discos do Sidney para você conhece-lo melhor. Essas homenagens comprovam a boa alma que ele foi (é).
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Sr. Coimbra
    Que doce delicadeza a composição "Nós os Foliões".
    Que duras lembranças dos "anos de chumbo", que traz "Pois é pra quê".
    A voz de Nara neste contexto.
    Sidney Miller é motivo de admiração e de fortes lembranças para a geração de 60, em especial.
    Parabéns ao Blog e aproveitando o assunto grandes compositores, Parabéns para Pixinguinha que nesta data de 23 de abril, faria 115 anos.
    Ah,antes de voltar pro mundo da Lua, se não me engano, hoje também é dia de São Jorge,ou Ogum.Que ele proteja e guarde a todos nós.
    Lua Branca.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Lua Branca, obrigado, pelos avisos.

    ResponderExcluir
  8. Sr. Coimbra
    Nossa! Abri agora, às 16h52,esta página e fiquei sem jeito...,porque não tenho competência nenhuma para dar avisos a uma pessoa tão conhecedora desta área musical, como é o seu caso.
    Foi apenas uma observação, bem humorada, de uma simples seguidora deste Blog.
    Com todo respeito,
    Lua Branca

    ResponderExcluir
  9. Tem uma outra musica bellisima do SM: quatro quartos, gravada em um compacto simples, com outra mais conhecida: é isso aí. Abs,HP

    ResponderExcluir