quinta-feira, 31 de maio de 2012

ED LINCOLN: 90 ANOS, HOJE. O SAMBALANÇO COMEMORA O REI DOS BAILES.





O cearense Eduardo Lincoln Barbosa Sabóia comemora certamente com muito orgulho seus 90 anos e, sua história. Dono de um estilo inconfundível, através de seu instrumento, o órgão, fez um sucesso imensurável nos anos 1960 e 70 com sua banda que reunia sempre os melhores músicos do Rio de Janeiro.


Fui um dos privilegiados de uma geração que dançou muito nos bailes comandados pelo conjunto de Ed Lincoln, nas domingueiras do clube Moore Líbano, nos diversos bailes de formatura pelo Rio afora. Fantásticos “crooners” como Pedrinho Rodrigues, Silvio Cear, Orlandivo, e um naipe de sopros contagiante, além do ritmo de Durval Ferreira, guitarra, Wilson das Neves, bateria, e Luiz Marinho, baixo, formavam o que se convencionou como “sambalanço”, expressão criada pelo próprio Ed Lincoln.


Ed Lincoln nos anos 1950 participou do movimento pré bossa nova, se assim pode-se convencionar o que a turma que tocava na boate Plaza no Leme, RJ, fazia, e como contrabaixista, ou, tecladista, teve como parceiros Luiz Eça, Luiz Bonfá, Baden Powell, Dick Farney, Radamés Gnatalli, e, o “capixaba” Paulinho Ney.


Ed Lincoln decolou a partir de quando substituiu Djalma Ferreira na boate Drink, no Rio de Janeiro. Foi expressão musical à época ao lado de nomes como Walter Wanderley, o próprio Djalma Ferreira e Lafayette.


Hoje, faz 90 anos e mantém o título de Rei do Sambalanço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário