segunda-feira, 9 de maio de 2011

BLOGS & BLAGUES.



Esse tal de blog é coisa séria, um negócio bem bolado.

O primeiro o qual  me habituei a abrir foi o http://www.contraovento.com.br/ ,de Acir Vidal, jornalista carioca que escolheu Vitória como seu refúgio.
 As críticas de Luiz Romero, o Salsa, animaram-me a publicar comentários e até brinde ganhei, uma edição de CD especial, do selo Lombo da Mula. Antes eu já publicava textos no site “Taru”, de Nena B, http://www.taru.art.br/, página criada em 1996 e que esteve um tempo desativada, mas que agora volta mais criativa e tenho a honra de compor seu corpo editorial.


Salsa passou a então fazer dobradinha com John Lester que acabara de criar o Jazzseen. Incrível como hoje o blog de Mr.Lester está encorpado e com uma fantástica disponibilidade de informações. Através do “Contravento” conheci o CLUB Jazz & Bossa que reúne os medalhões da crítica do Brasil, um pessoal com uma extraordinária vivência e manancial de informações que generosamente repassa para nós, simples mortais. Uma verdadeira Academia. Lá está o Pedro Cardoso que frequentou a Thomas Jefferson da Avenida Atlântica de Copacabana, RJ. O próximo passo foi JAZZ-O Assunto É Jazz, do decano Lulla. A essa altura Salsa já era dissidente e criou seu “Jazz Backyard” que virou “Jazzigo. O Clube de jazz, do meu amigo Wilson Garzon, passou a ser uma referência em termos noticiosos e de agenda de shows. Enriqueceu-me também navegar no BLOG JAZZ + BOSSA + BARATOS OUTROS, de Érico Cordeiro com links instigantes. Aliás, ele foi o primeiro seguidor que tive.


Minha primeira participação num blog, não contando a experiencia do “Taru” foi no “Blog da Ava”, da cantora Ava Araujo, que infelizmente acabou. Passou-se o tempo e com ele um comichão de escrever; fazia-o através de missivas eletrônicas e com uma abordagem muito pessoal. Queria voltar a publicar crônicas e críticas como sempre o fiz na mídia impressa, jornais, revistas e coletâneas ao longo de quase 50 anos. Mas como a fila anda, os espaços foram-se fechando e a coisa começou a pingar. Passei a insinuar-me diante blogueiros e saiteiros, mas sem resultados. Meu grande incentivador e professor foi John Lester. O início foi quando escrevi a crônica “Finos Fantasmas numa Ilha Fantasma “ e a enviei ao incansável Victor Biasutti, que por ser super organizado em divulgar seus shows e possuir uma poderosa mala de endereços, fez com que fosse lida por muita gente e Oswaldo Oleari a incorporou no seu Blogui Don Oleari, passando eu a ser seu colaborador. Depois veio o convite de Andréa Ramos e também passei a colaborar no Cadernosete. Mas eu queria o meu espaço. Bom frisar, é tudo grátis.


Um dia, após meu almoço & siesta de aposentado dei um pulo de meu catre e resolvi por mim mesmo criar um blog. Fiquei 4 horas diante do computador e por próprios méritos criei o Música Nas Alturas. Suei, sofri, como ainda sofro e suo, mas meu objetivo estava alcançado: criar um banco de dados de antigos escritos então publicados e desembaraçar-me dos pensamentos diários através da escrita. Agora posso acordar e brincar de escrever, melhor, brincar de postar, e, assim, evitar a degenerescência de meus neurônios encharcados de venenos do cotidiano. Mereço uma sobrevida.


Quanto aos blogs, são como amigos, não se junta muito; a gente tem a nossa preferência e fica quieto. Blog é coisa pra se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração, assim falava a canção, de Milton, portanto, não exagerem nos blogs, escolham os seus.




Atenção: Depois de   encher o saco de “amigos”  implorando dicas de como trabalhar  com blogs, recebi o vídeo  de "amigos da onça", o qual recomendo aos mais ilustres internautas  assistirem.


13 comentários:

  1. Tinha visto lá no Jazzseen, mas "vale a pena ver de novo"...

    ResponderExcluir
  2. Claro, minha Véia, não foi a senhora quem me "presenteou" ?

    ResponderExcluir
  3. Prezado Mr. Coimbra, retirados os excessos quanto à minha contribuição, considero louvável este tipo de repositório de lembranças e registros. É o jazz presente em blogs brasileiros. A luta continua!

    Grande abraço, JL.

    ResponderExcluir
  4. Mestre Lester,
    aqui estou graças ao seu incentivo.
    Já estou até me "metidando" a participar do I Encontro de Blogueiros de Jazz ( é isso mesmo ? )
    aventado por Mr. Cordeiro.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. E quem poderia supor viável obstar qualquer iniciativa de Mr. Cordeiro?

    Maranhense arretado como ele somente Tobias Serralho, caboclo amigo meu e também amante do jazz.

    Grande abraço, JL.

    ResponderExcluir
  6. Eu? Para ver como estou "véia"... não lembrava disso...!
    Mas que bom ter colaborado com vc.!

    ResponderExcluir
  7. Ao que tudo indica Mr. Lester estava distraído com a Madame Véia quando Mr. Cordeiro lançou a idéia, também registrada em seu blog.
    Atenção Mr Lester:
    12 e 13 de junho, Teatro Casa Grande.BMW Festival.
    1ª noite: Wayne Shorter e depois Joshua Redman.
    2ª noite: Marcus Miller e Sharon Jones.

    ResponderExcluir
  8. Caro Coimbra:
    Deve ser interessante uma releitura desse trabalho de Marcus Miller, inovador há 35 anos, lançado no LP TuTu, de Miles Davis, sem dúvida uma noite de clima ao inverso provavel ar zen budista que Wayne Shorter deve impor na primeira noite das duas dobradinhas.
    A BMW fica devendo um festival mais consistente.
    A programação do Rio das Ostras está mais densa e diversificada.
    Mesmo sendo uma segunda e uma terça, vale um pequeno esforço.

    Um abraço,
    Ernani Salles.

    ResponderExcluir
  9. Agora já estou viciada no "Música nas Alturas", o qual deve continuar como sempre: informativo, educativo e elegante.

    Um abraço,

    Ester mazzi

    ResponderExcluir
  10. Vamos Coimbra? Vá em meu lugar e me represente pois estarei um pouquinho longe, uma pena. Farei de tudo para estar em Rio das Ostras. Queria conhecer essa cantora, Sharon Jones
    Beijos
    Elisa.

    ResponderExcluir
  11. Grande Coimbra,
    Obrigado pela lembrança do Jazzbarzinho.
    A idéia do encontro de blogueiros foi do meu amigo e compadre (e blogueiro também) Celijon.
    Tomara que dê certo - adoraria voltar à capital capixaba!
    Abraços (pena que não vou poder ir ao BMW).

    ResponderExcluir
  12. Mr. Cordeiro,
    Espero que esteja plenamente recuperado.
    Só consegui ingresso para o 2º dia: Marcus Miller e Sharon Jones. Amenizo a frustração de perder Shorter & Hargroove pois já os ouvi ao vivo.
    Shorter, com 77 anos, deverá fazer um som Zen, talvez um sonozen. Hargroove sim, está no seu auge.
    Miller vai reler Tutu, do Miles, que na verdade pertence mesmo ao Miller. Gosto desse disco.
    Sharon Jones é "hot", estilo James Brown; pelo menos ninguém dorme.
    Vamos torcer para o Encontro.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Coimbra, muitos parabéns pelo seu blog ...você faz um belo trabalho aqui ... de pesquisa mesmo ... parabéns!
    e mais uma coisinha, eu não conhecia esse vídeo .... hahahaha! eu ri muito, muito ... grata por compartilhar ... abraço!

    ResponderExcluir