sábado, 12 de março de 2011

BIRD.



                             CHARLIE PARKER (29/08/1920 – 12/03/1955).


Faz hoje 56 anos que Charlie Parker partiu e deixou um legado musical admirado pelo seu aspecto revolucionário e estético. Parker, também conhecido como Bird, mudou o jazz com o que se chamava bebop, um estilo musical que dificilmente desaparecerá.

A sua reconhecida genialidade era par de uma conturbada vida ligada às drogas, com duas tentativas de suicídio e internação em um sanatório. Morreu com apenas 35 anos mas, conforme o legista, aparentava 30 anos a mais. O filme “Bird”, de Clint Eastwood, é uma obra de arte imperdível que bem sabe narrar a vida de Charlie Parker.

Assistam aos vídeos na barra ao  lado, principalmente "The Death Of Charlie Parker", exibido na TV americana por ocasião de sua morte.


3 comentários:

  1. Confesso que às vezes acho difícil ouvir o Charlie Parker. acho que são os arranjos, coisa antiga, sei lá. Porém, no CD da trilha de Bird quando foi preservado os solos dele e com arranjos novos, notei que ele era diferente de fato. Morreu muito cedo, como muitos gênios, não é ?

    Ernani.

    ResponderExcluir
  2. Ave Charlie!
    O Mestre de todos os mestres!
    Valeu, meu caro Coimbra!!!!

    ResponderExcluir
  3. Certamente, mestre Cordeiro.
    Curiosamente só absorvi o som de Parker bem depois de conhecer e acompanhar Phil Woods, Jackie McLean e Cannonball Aderley. Quando Parker morreu eu tinha 7 anos.
    Admirável é o trabalho de Lennie Niehaus na trilha de "Bird", com os solos de Parker, como observa Ernani acima.
    Obrigado pela honrosa visita.

    ResponderExcluir