CHARLIE PARKER (29/08/1920 – 12/03/1955).
Faz hoje 56 anos que Charlie Parker partiu e deixou um legado musical admirado pelo seu aspecto revolucionário e estético. Parker, também conhecido como Bird, mudou o jazz com o que se chamava bebop, um estilo musical que dificilmente desaparecerá.
A sua reconhecida genialidade era par de uma conturbada vida ligada às drogas, com duas tentativas de suicídio e internação em um sanatório. Morreu com apenas 35 anos mas, conforme o legista, aparentava 30 anos a mais. O filme “Bird”, de Clint Eastwood, é uma obra de arte imperdível que bem sabe narrar a vida de Charlie Parker.
Assistam aos vídeos na barra ao lado, principalmente "The Death Of Charlie Parker", exibido na TV americana por ocasião de sua morte.
Assistam aos vídeos na barra ao lado, principalmente "The Death Of Charlie Parker", exibido na TV americana por ocasião de sua morte.
Confesso que às vezes acho difícil ouvir o Charlie Parker. acho que são os arranjos, coisa antiga, sei lá. Porém, no CD da trilha de Bird quando foi preservado os solos dele e com arranjos novos, notei que ele era diferente de fato. Morreu muito cedo, como muitos gênios, não é ?
ResponderExcluirErnani.
Ave Charlie!
ResponderExcluirO Mestre de todos os mestres!
Valeu, meu caro Coimbra!!!!
Certamente, mestre Cordeiro.
ResponderExcluirCuriosamente só absorvi o som de Parker bem depois de conhecer e acompanhar Phil Woods, Jackie McLean e Cannonball Aderley. Quando Parker morreu eu tinha 7 anos.
Admirável é o trabalho de Lennie Niehaus na trilha de "Bird", com os solos de Parker, como observa Ernani acima.
Obrigado pela honrosa visita.