sábado, 19 de março de 2016

A grande bossa dos cariocas - Tema para Quatro. (Edivaldo Sposito).



O mundo conheceu inúmeros conjuntos vocais populares desde o início do século XX, quando registros vocais e gravações começaram a acontecer.
Seu auge iniciou-se no pós-Guerra, quando as gravações melhoraram a qualidade, e as sutilezas vocais puderam ser registradas.
Um que se destacou foi o Hi-Los, que pode ser considerado o pai – ou avô – de vários grupos que sofreram sua influência.
O nome do grupo se refere à extensão vocal de agudos [High] e graves [Low] das vozes dos seus 4 participantes.
Eles fizeram sucesso no final dos anos 50 e ao longo dos 60 com o arranjo e harmonização de canções populares para um padrão que raramente foram superados; e somente os Four Freshmen adquiriram reputação semelhante.
Entre os que se sentiram influenciados estão os Beach Boys, o Mamas and the Papas, Gatlin Brothers, Manhattan Transfer e Take Six, entre outros menos cotados.
Numa outra linha, estão os Swingle Singers, que – na formação original, dos anos 60 - fizeram sucesso com harmonia a diversas vozes de clássicos do barroco e romântico da música – dita – erudita.
Bom, e os Cariocas, onde ficam nisso tudo? Não devem nada a nenhum deles.
Embora Severino Filho e os maestro da Rádio Nacional, tenham conhecido estes grupos citados, Os Cariocas se destacaram pela originalidade das harmonias e o domínio técnico que os coloca entre os maiores conjuntos vocais que o mundo conheceu.
Prova disto pode ser esta brincadeira musical “Tema para quatro” que mostra um domínio técnico e sincronização difícil de alcançar; sem perder o balanço carioca.
“Quem tem ouvidos de ouvir, que ouça.” Lucas 8,8
Por Edivaldo Sposito -Rádio Manhattan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário