sexta-feira, 18 de março de 2016

Os Cariocas - Rio-1963 (Edivaldo Sposito)

Continuamos nos lembrando d’Os Cariocas, ainda em homenagem ao Severino Filho. [Aliás: por que o irmão se chamava Ismael Netto e ele era Filho?]

Embora criado em 1942, o conjunto é considerado como aparecendo profissionalmente em 1946 quando foi chamado pela Rádio Nacional para participar do programa "Um milhão de melodias".
A sua origem é a esquina da Avenida Paulo de Frontin com Haddock Lobo, na Tijuca, onde os ouvidos atentos de Ismael Netto escutavam a harmonia dos grupos vocais integrantes das grandes orquestras americanas, numa Juke Box de um bar.
Daí para a vontade de cantar foi um pulo, e logo um grupo estava formado: Ismael, seu irmão mais novo Severino, Waldir e colegas de bairro. Dos primeiros ensaios até apresentações pelo bairro poucas semanas se passaram, e o Instituto Lafayette foi um dos primeiros palcos.
O passo seguinte seria uma apresentação em rádio e o teste foi no programa “Papel Carbono” de Renato Murce, na Rádio Clube do Brasil. Na 1ª vez tiraram o terceiro lugar [que rendeu 30 cruzeiros de prêmio]; na 2ª vez veio 1º lugar[50 cruzeiros].

O grande passo seria a Rádio Nacional. Aquela que ficava na praça Mauá, defronte ao que é, hoje, o museu do Amanhã.

Mas, esta história só no próximo programa. Até lá...
 (Edivaldo Sposito- Rádio Manhattan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário