sexta-feira, 18 de março de 2016

Os Cariocas : Desafinado (Edivaldo Sposito)

O grande dia chegou: teste na Rádio Nacional.

A sabatina seria gravar a canção americana “Rum and Coca-Cola”, sucesso da década de trinta do trio vocal feminino Andrew Sisters.
A banca examinadora, encerrada a gravação, avisou que um contato seria feito com brevidade para comunicar-lhes o resultado. Um telefonema, a aprovação e o convite feito para integrar um quadro onde atuavam os maiores artistas da época. E sabe que era a banca examinadora?
Haroldo Barbosa, Paulo Tapajós e Radamés Gnattali.

Aos 3 de fevereiro de 1946 [ou seja: há exatos 70 anos] estreavam na Rádio Nacional os garotos da Tijuca que há quatro anos brincavam de cantar em harmonia e com salário de Cr$ 5.000,00 - cinco mil cruzeiros.
O encontro com o profissionalismo em artes assustou as famílias e integrantes do conjunto, pois um passo polêmico estava sendo dado. Como brincadeira, carregar violão e cantar, já era visto com maus olhos pelos tradicionais costumes das famílias tijucanas; quanto mais, fazer disso uma profissão.
Felizmente, não predominou a visão da TFT [Tradicional Família Tijucana] da época; e hoje podemos ouvir o resultado de sua evolução em mais uma faixa do LP “A bossa d’Os Cariocas: “Desafinado” [Tom Jobim & Newton Mendonça].
DESAFINADO
Se você disser que eu desafino amor
Saiba que isto em mim provoca imensa dor
Só privilegiados tem o ouvido igual ao seu
Eu possuo apenas o que deus me deu

Se você insiste em classificar
Meu comportamento de anti-musical
Eu mesmo mentindo devo argumentar
Que isto é Bossa Nova, isto é muito natural

O que você não sabe nem sequer pressente
É que os desafinados também tem um coração

Fotografei você na minha Rolley-Flex
Revelou-se a sua enorme ingratidão

Só não poderá falar assim do meu amor
Ele é o maior que você pode encontrar
Você com a sua música esqueceu o principal
Que no peito dos desafinados
No fundo do peito

Bate calado, que no peito dos desafinados
Também bate um coração.

Por Edivaldo Sposito - Rádio Manhattan

Nenhum comentário:

Postar um comentário