sexta-feira, 18 de março de 2016

Os Cariocas : Samba do avião (Edivaldo Sposito)

A primeira formação oficial d’Os Cariocas contou com Ismael Netto (arranjador, primeira voz e violão), Severino Filho (segunda voz e percussão), Badeco (terceira voz e violão), Waldir Viviani (percussão e quinta voz) e Quartera (quarta voz e percussão).

O grupo caracterizou-se por seus arranjos vocais que - diferentemente dos conjuntos de sucesso da época de sua formação original - como Bando da Lua, Os Anjos do Inferno e Os Quatro Ases e um Coringa, passou a elaborá-los a quatro ou cinco vozes.
Em 1946, após a realização do teste, o conjunto foi chamado pela Rádio Nacional para participar de um dos principais programas musicais da emissora: "Um milhão de melodias". Atuou, ainda, nos programas "Canção romântica" e "Quando canta o Brasil". Participou, também, dos programas de auditório de César de Alencar, Manoel Barcelos e Paulo Gracindo.
Nesse período, realizou suas primeiras gravações, com o lançamento do 78 rpm pela Continental com "Adeus América", [Haroldo Barbosa e Geraldo Jaques] e "Nova ilusão", [José Menezes e Luiz Bittencourt]. Ao lado da cantora Marlene, gravou "Qui nem jiló" e "Macapá", [Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira].
Em seguida, foi contratado pela RCA Victor, gravando, entre outras, a canção "Podem falar", do próprio Ismael Netto e Antônio Maria, e "O último beijo", de Ismael Netto e Nestor de Holanda.
E para nosso deleite – desde então - não parou de nos brindar com gravações clássicas como este “Samba do avião” [Tom Jobim].
SAMBA DO AVIÃO
Minha alma canta,
Vejo o Rio de Janeiro,
Estou morrendo de saudade.
Rio, teu mar, praias sem fim,
Rio, você foi feito pra mim.
Cristo Redentor, Braços abertos sobre a Guanabara.
Este samba é só porque, Rio, eu gosto de você,
A morena vai sambar, Seu corpo todo balançar.
Rio de sol, de céu, de mar,
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão
Este samba é só porque,
Rio, eu gosto de você,
A morena vai sambar,
Seu corpo todo balançar.
Aperte o cinto, vamos chegar,
Água brilhando, olha a pista chegando,
E vamos nós.
aterrar

Por Edivaldo Sposito - Rádio Manhattan

Nenhum comentário:

Postar um comentário