quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ALZHEIMER CULTURAL

Crônica: Alzheimer Cultural
- por Rogério Coimbra

Brasileiro é assim, prefere esquecer. A nossa memória tem preguiça de se exercitar: dá nisso, um autêntico Alzheimer cultural.

A brisa que corre na varanda do Wanderbar, na Praia do Canto, zona norte de Vitória/ES, reúne pessoas que gostam de ouvir e fazer música. Por lá saboreio cervejas, salames, Elianes, Márcias, Andréas, Tiões, Vitores, Heráclitos, Mangueiras, Alcântaras, Oliveiras, e também exercito minha memória musical.

Lá, saboreio um cardápio musical repleto de vários momentos da história de nossa música.

Numa ocasião Eliane Gonzaga interromperreu seu belo canto pra protestar, fosse por isso ou aquilo, lei de silêncio, sei lá. Mas sei que ela, além de cantar bem, sabe também se posicionar em defesa de nossos bens e prática cultural; também não poderia fazer por menos, pois convive com o pesquisador enciclopédico Tarcísio Faustini, mestre da comunicação através de um dos melhores programas radiofônicos do Brasil: “Domingo Brasil” na Universitária FM, 104.7.

E foi ela que me remeteu uma mensagem anexando uma coluna do nosso bom Ruy Castro, publicada na Folha de São Paulo, na qual ele reclama, denuncia a falta de homenagens pelos 50 anos de falecimento de Newton Mendonça, ocorrido em 11 de novembro, músico parceiro de Tom Jobim e quem de fato alicerçou a estética da bossa nova com as notáveis “Samba de Uma Nota Só”, “Desafinado” e “Meditação”.

Quem conhece o valor de Mendonça é o capixaba Cariê Lindenberg de quem foi um fiel companheiro, citado inclusive no livro Chega de Saudade de Ruy Castro. Cariê registrou em seu CD uma música então inédita de Newton Medonça: “Quero Você”. Anos depois ela foi utilizada na trilha do filme de Walter Lima Jr, “Os Desafinados”.

Castro clama para que o parque da Bossa Nova, a ser criado pelo governo do Rio de Janeiro, denomine-se parque Newton Mendonça; seria uma reparação justa, mesma que insuficiente. Aliás, em matéria de homenagem, não pode haver uma das mais despropositadas como chamar o aeroporto do Galeão de Tom Jobim, uma antiga base militar; é esquisito e não combina com o maestro.

As homenagens perenes são necessárias. Entre os capixabas essas deveriam ser prestadas à memória de músicos como Jair Amorim, Mundico, Hélio Mendes, Silvio Roberto, Moacir Barros, Serrano, Alceu Camargo, Ricardina Stamato de Castro, Lycia De Biase, e mesmo do pernambucano Jaceguay Lins, que adotou o Espírito Santo como seu estado.

E - por que não? - Pedro Caetano que cantou Guarapary desde a década de 50.

Claro que faltam muitos entre os acima citados, entre eles Aprigio Lyrio, Arlindo Castro, Paulo Gomes, Alceu Rocha, Ary Monteiro...
Voltamos 460 anos para nos concentrar em Francisco De Vacas, considerado pela historiografia oficial da música popular brasileira como nosso primeiro seresteiro com reputação de exímio violeiro.

De Vacas chegou ao Espírito Santo com Vasco Fernandes Coutinho e foi o primeiro chefe de nossa alfândega, permanecendo no estado por quatro anos. Detalhes sobre sua vinda o historiador Luiz Cláudio Ribeiro bem pode explicar; sobre seu papel como o nosso músico pioneiro, posso depois fazê-lo.
Isso se não for acometido de um Alzheimer pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário