quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

NAS ONDAS DAS RÁDIOS.

Na Onda das Rádios.
Rogério Coimbra.

Sugiro que os menores de 60 não leiam esse texto para evitar que eu me embarace. Os nascidos entre os anos 1930 e 1950, um pouquinho para cima, um pouquinho para baixo, viveram intensamente o rádio. Em nossos lares só havia ele como mídia instantânea e o único vínculo com o mundo. A Rádio Nacional, a Rede Globo de então, marcou minha pré adolescência com nomes como o de César de Alencar, César Ladeira, Manuel Barcelos, Paulo Gracindo, Brandão Filho (Balança Mas Não Cai) Heron Domingues (Repórter Esso) Helena Sangirardi (Culinária), Álvaro Aguiar (O Anjo, seguido de Jerônimo, o Herói do Sertão) e o empolgante Jorge Cury narrando futebol.
Em Vitória, já na adolescência, bom era ouvir Eleisson de Almeida, Esdras Leonor, Jairo Maia e Oswaldo Oleari, e as programações de Edir Costa, Jair Batista e Pedro Vidigal. Depois vieram as FMs e a Cariacica saiu na frente com relativa qualidade e em seguida a Tribuna, bem superior à de hoje e finalmente a confusa Universitária. Essa atualmente conseguiu formar uma grade mais sólida e estável e vem a ser a única opção para se buscar programas de qualidade diariamente e, se ela existe no rádio o que interessa é a surpresa, com qualidade.
De segunda à sexta fico tranquilo quanto aos seguintes programas: o autêntico caipira de Fenando Palhares rompendo o dia, às 6 da manhã, o excelente Terra Brasilis com agradáveis surpresas da nossa música popular,às 8h, o Espírito Capixaba e o compromisso de Rogério Borges com a música do Espírito Santo, às 14h,e, o Rota 104, com memoráveis passagens do rock, às 18h. Nas noites de segunda o Clube da Boa Música, de João Paulo e Oswaldo Oleare e o Som do Jazz de Marien Calixte. As manhãs de sábado são irretocáveis, desde 6 h, passando por César Gonçalves até Mr. James. Domingo é o Brasil com o mestre Tarcísio Faustini. Minha outra opção é a noticiosa CBN. Isso para quem ainda ouve rádio, mesmo acima dos 60, porque hoje rádio é sinônimo de internet. Agora é que são elas.
Como curioso e ávido ouvinte, peço vênia aos congênitos da internet para listar alguns endereços na web de minha preferência. São milhões e milhões deles e ninguém está disponível o tempo todo para tais; prefiro eleger um por dia e deixá-lo como fundo de todas as minhas atividades domésticas, pausando-os quando necessário. Há sempre uma agradabilíssima surpresa.
Também gosto de voltar para casa, abrir a porta e ser recebido por uma surpresa sonora. Humildemente revelo meu cardápio e, quem quiser me sugira outros. São eles:
//pt.delicast.com/radio/jazz/ ou //pl.delicast.com/rádio/jazz ( São quase 600 canais)
www.wbgo.org ( muito jazz)
www.sky.fm/ ( bilhões de canais)
Como não posso perder tempo elegi três para eu bem poder aproveitar, principalmente porque eles dão os créditos e alguns exibem as capas das edições.
Radio_Swiss_Jazz (355) /www.radioswissjazz.ch/em (um leque de músicos originais e de europeus com direito à uma deliciosa locução)
www.wguc.org/ (clássicos clássicos, e os poucos conhecidos, com as referências)
http://radioio.com/genres/Classical-Jazz( boa variedade de jazz, swing, vocais, modernos, standards, etc. Como bônus, clássicos.)
Confesso: é muita coisa.
Enfim concluo que para muitos de minha geração, animais são os melhores amigos do homem, a mulher, o seu eterno desejo, e o rádio, a sua melhor companhia.

Um comentário:

  1. Aqui nos EUA ouco radio muito mais que escutava ahi. Sinto-me informada com OPB (Oregon Public Broadcast) uma estacao que nao tem fins lucrativos e eh sustentada por nos, o publico que contribue, nao o governo. Gosto tb. do fato que posso participar c/ minha opiniao. Gosto de ouvir jazz e aos sabados as 9hs. tem um dedicado a musica brasileira. Radio marca presenca no seu todo-dia.
    Eu

    ResponderExcluir